domingo, 16 de junho de 2013

O meu coração está com os meus alunos

 
Um ataque contra os professores é sempre um ataque contra nós próprios, contra o nosso futuro. Resistindo, os professores, pela sua prática, são os guardiões da esperança.
O material que é trabalhado pelos professores não pode ser quantificado. Não há números ou casas decimais com suficiente precisão para medi-lo. Os professores não vendem o material que trabalham, oferecem-no. (...) O trabalho dos professores é a generosidade.
 
José Luís Peixoto, in Visão, 14 de outubro 2012
 
 
 
acho, sim, que os professores devem fazer greve, porque a defesa da escola pública é a defesa dos professores mas, sobretudo, é a defesa dos alunos. e o governo já mostrou o quanto gosta dos alunos, sobretudo dos que, licenciados e sem destino, emigram com um adeusinho ligeiro pelas costas.
se as posições não forem de força, se a sociedade civil não mostrar o quanto se importa com o que adquiriu por direito, então não haverá nada para defender. estaremos num terreno minado, exposto à exploração sem piedade que por toda a europa se procura impor.
os professores têm agora a possibilidade de mostrar o quanto acreditam no que defendem, e os alunos têm a possibilidade de o entender melhor do que nunca.
 
valter hugo mãe, in Facebook - Página Oficial (14 de junho 2013)


4 comentários:

Lídia Borges disse...


A minha solidariedade é total, até porque este governo mostra diariamente o "quanto gosta dos alunos" com políticas consertadas no sentido de "enterrar" a escola pública.


Um abraço

Lídia

Anna disse...

Obrigada pelo abraço, Lídia. São tempos muito duros para quem ama a profissão... :(

Beijo

Anónimo disse...

Duma simples busca na net:

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/editorial.aspx?content_id=2018773

Serão precisos mais exemplos?
Muitos professores, infelizmente e salvo outras muitas boas excepções, já não são uma referência de comportamento para os alunos. Alguns até ensinam mas não se preocupam se alguém aprende...

Precisamos de mais, muito mais, dos professores portugueses.

Cumprimentos

Anna disse...

Caro Anónimo,
Em todas as áreas há bons e maus profissionais, com certeza concordará comigo. O link que me deixou em nada me surpreende, fala de números (muito pequenos aliás, se tivermos em conta o número de professores existentes no país). O artigo para onde me mandou não fala dos professores que vão trabalhar doentes, que curam a pé as suas dores no local de trabalho, em nome da escola de mobilidade que o governo deste país defende; muitos professores não faltam, mesmo doentes, porque precisam do tempo de serviço e do dinheiro que perdem por estar de baixa; muitos professores cumprem os seus programas na íntegra e antes dos exames não abandonam os alunos facultando-lhes aulas de apoio livres para esclarecimentos de dúvidas; muitos professores continuam, teimosamente, a levar os seus alunos em visitas de estudo que os enriquecem, responsabilizando-se por eles, estando ao serviço da escola 48 horas seguidas; muitos professores disponibilizam aos seus alunos o nº de tlm, o e-mail, a página do facebook, estando ao seu inteiro dispor para apoio de qualquer dúvida, a tempo inteiro; muitos professores dentro da sala de aula, são pais, psicólogos, educadores,ouvindo, encaminhando e apoiando os seus estudantes; muitos professores fazem o que podem, o melhor que podem; muitos professores fazem tudo o que podem. Sabe porquê? Porque gostam de ser professores e se entregam à sua profissão com dignidade. Apesar de tudo: do congelamento de uma carreira onde não há progressão há mais de dez anos; das perdas salariais; da escola de mobilidade e dos mega-agrupamentos; da perda das regalias do sistema de saúde; do aumento da carga horária e do número de alunos por turma; do aumento da idade da reforma; da desmotivação e do desinteresse dos alunos provocado pela perda de horizontes. Eu podia continuar, mas sabe? Estou cansada. Sou professora e sou mãe: luto pelos direitos dos meus alunos e pelos dos meus filhos.
Espero que me desculpe o tom "aceso", decerto o entenderá... Ou será preciso dizer mais alguma coisa?

Fique bem. :)